segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Haikais

Haikai é a arte de dizer o máximo com o mínimo. Uma forma poética que, de tão simples, é bastante complexa.
Neste post coloco minhas tentativas de Haikai, em ordem de nascimento. O primeiro foi escrito em meados de Março, provavelmente dia 23, e o segundo deve ter vindo no mês seguinte. Os dois últimos são bem recentes; respectivamente, o primeiro veio no começo da semana e o segundo no dia 25. Os títulos costumam chegar bem depois. No caso dos primeiros, veio só mês passado. Os que vieram agora tiveram títulos quase imediatos.
Ei-los.



Mil Leões

Abram os portões:
Quando a flor beijar a face
virão os leões.



Kiai

Encara o tufão
que parte do punho forte
do corpo em Verão.



Gaiola de Melro

Voai, andorinha:
Pois não sois de minha espécie
tampouco sois minha.



Súplica

Esta minha tola
tentativa de explicar-te,
ó, Chuva, perdoa.

4 comentários:

Anônimo disse...

Nossa, adorei esses mini textos!o_o
Acho bem mais foda do que escrever um texto que vc até cansa de ler

Anônimo disse...

eu adoro haikais, e achei bem legais os seus. detalhe que kiai na coréia é kihap auehaueh (hap = ai, harmonia).

ah, e sim, foi você que me mostrou gunz iahauihiahaua, há séculos atrás!

Anônimo disse...

Para você ver, nesses mais ou menos seis anos em que escrevo poemas, nunca escrevi um haikai. é preciso ter coragem. Ousadia. (espero ter entendido o sentido dos poemas.... ^^ )

Aliás, aliás..... e viva a revolução! kkkk ^.~

=*

Anônimo disse...

Queria saber escrever haikais...
Adorei esses!