domingo, 16 de novembro de 2008

Hero Off-Time • Dethrone Reality

post extenso!

*

Acho que o Off-Reality está se tornando cada vez mais um blog.
E não é? , vocês perguntam.
Não. Acho que não.

Acho também que nunca falei sobre esse espaço virtual, falei?
Falei apenas a alguns íntimos, com a esperança de que eles estivessem interessados. E sinceramente jamais saberei se estavam ou não. Pressuponho que vocês, visitantes eventuais desse Blog, estejam interessados. Porque acho que percebi que se eu dependesse dos meus textos para que as pessoas me entendessem, eu estaria perdido. E que se eu dependesse também da vontade e do interesse alheio (ou da visão que eu tenho dele) pela minha pessoa, eu me crucificaria. Dez vezes seguidas.

História, por um Historiador em formação:
Meu primeiro blog teve casa do IG, nos tempos em que a sigla ainda queria dizer "Internet Grátis", e que tinha um cachorrinho como mascote. O blog tinha um nome infantil e não sei se tinha um propósito além de falar bobagens e ser uma ferramenta para me integrar ao círculo de amizades que eu acreditava ser o máximo. Digno de um moleque de treze anos.
Foi assim também com um Fotolog do Terra e com um Weblogger. E foi assim com um Fotolog.net (agora .com). Modas que ao longo do tempo eu aderi para me sentir integrado, e que também ao longo do tempo caíram por terra. Tinham sua função de diário, é verdade, mas eu queria ter porque as pessoas tinham.
Isso evoluiu enquanto eu usava o Fotolog; mesmo que eu dificilmente tivesse fotos pra postar, eu postava quando precisava dizer algo, e sempre dizia. Como chamei à atenção num dos aniversários do fotolog, eu sempre dizia - da minha maneira, mas dizia. Acho que então comecei a querer dizer mais coisas. Não sei bem. Sei que queria novamente um Blog, para manter juntamente com o /calico_jack.
Ambiciosamente, projetei dois Blogs: num deles eu seria alguém compromissado a me ausentar do mundo real, e colocaria ali todas as minhas tralhas que eu pudesse chamar de Sonho. Tudo que eu considerasse artístico de minha parte, todo escrito, todo vômito de palavras, tudo ali. No outro eu me comprometeria a relatar minha pessoa com uma personalidade assumida de Herói; seria um diário, e ali estaria minha vivência e minha experiência da forma mais objetiva possível.
O primeiro seria o Dethrone Reality; o segundo, o Hero Off-Time.
Porém, na época bateu-me uma onda de desânimo muito forte. Desconsiderando qualquer potencial que eu tivesse para destronar a realidade ou para ser um Herói fora tempo , abandonei os projetos. O Dethrone Reality tinha até uma "arte" visual, caseira, amadora, mas muito própria e significativa à sua maneira:Sob esse desânimo os projetos foram esquecidos e retomados só num momento de mais esperança. Talvez ainda não tivesse pique, no entanto, para manter dois blogs, então os fundi num só: o Off-Reality, que juntava o nome dos dois, e, supostamente, a temática de ambos; a identidade dos blogs também se fundiu, mesmo que só tivessem existido na minha mente. O começo do Off-Reality marcou também o começo de uma relação fadada ao fracasso, e o /calico_jack ainda era meu principal meio de comunicação, como se eu privasse o blog de postagens banais e só guardasse pra ele aquilo que eu visse como relevante de verdade. Por isso, como o relacionamento, o blog estava fadado ao fracasso. Depois de um tempo, as coisas desandaram e eu me vi num inferno emocional sem precedentes, que me levou ao desligamento do /calico_jack e à reforma do Off-Reality, definido como uma ferramenta de recomeço.
O Off-Reality, desde então, tem sido minha ferramenta principal de expressão. E quem acompanhou, ou quem se aventura a olhar por esse meu passado virtual, percebe que essa expressão dificilmente é satisfatória. Percebe que nunca deixei para trás a idéia de que o blog só merecia conteúdo "relevante" ou relevantemente concluído - um depósito pra minha arrogância. Percebe, pois quando falo da minha vida pessoal abertamente (ou não), a tag que eu coloco é bobagens.

E são bobagens, são falácias mesmo, de verdade.
Até agora, passado pouco mais de um ano dessa nova "vida" do blog, ele nunca viu completa sua função inicial: ajudar a recomeçar. Eu nunca admiti, mas ajudou. É difício admitir o papel das virtualidades.


Por onde eu (re)começo?
Basta dizer que um dia eu sonhava. Que um dia eu sonhava alto, e que um dia eu caí. Não houve caçador. Não houve quem tivesse cortado minhas asas. Não houve quem tivesse me jogado no chão.
O que houve foi auto-sabotagem. Não havia assassino ou coveiro de meus Sonhos que eu não pudesse enxergar quando encarasse um espelho. Já mortos, enterrei os Sonhos, dei-lhes um mausoléu de vidro e um milhão de flores como túmulo, culpando uma mentira durante um ano ou mais por um fracasso que eu quis cometer.
Desenterro-os, então, para reconstruí-los, e não para chorar sobre seus cacos.

Desse drama, acredito, já passei.
Quero minha megalomania de volta para poder, quem sabe com isso aqui, quem sabe dessa mesma maneira, reafirmar-me como Herói.
Herói atrasado.
Herói sem tempo.
Herói descompassado.
Herói de outros tempos.
Herói do tempo, com erro gramatical de língua estrangeira.

Pirata, pateta ou poeta:
eu sou uma bobagem desnecessariamente grande que talvez não valha a pena desenvolver.
=)

Sem mais.
Até.

3 comentários:

Anônimo disse...

Gostei. Mesmo!

Anônimo disse...

Quantas... bobagens.
Brincadeira, Zé, a história dos blogs do historiador em formação ficou bem dinâmica e acredito que precisa, também.
Mas, você anda engajado no modo de escrever e isso é bonito.
Gostei da parada, José. Freqüentarei mais.

Anônimo disse...

Quando comecei com meu Blog, mal sabia o que queria escrever nele, o que queria Com ele.
HAUHSAu mas o fiz. E no começo foi dificil escrever,pensava sempre MUITO no que ia dizer aos outros (se é que haveriam outros) e cara, eu tinha muita necessidade de que houvessem outros, no fundo, queria mesmo mostrar meu umbigo pra todos, pra TODOS o verem, para as pessoas-amigas enxergarem o que se passava por de trás do meu Teatro. Nem foi assim óh! UAHUASh :x
Pessoas-agora-amigas totalmente aleatórias à minha vida olharam meu umbigo, opnaram sobre ele, gostaram dele e alguns também o acusaram de ser monotemático. Mas fazer o que? O umbigo é meu. E ele só mudo quando EU quizer.
Assim que funciona.
Voltando ao começo de Tudo-blog, ele era sem graça, porque o que eu queria escrever, não escrevia, entende? (tipo) uma necessidade de parecer inteligente. UHASUHAS
Sou boba. UAHAUSh Com o tempo fui colocando tudo lá, fui limpando minha vida e colocando toda ela lá, naquele espaço virtual que (po, eu sei que é) é nosso.
Tudo foi ficando mais ou menos do jeito que eu queria e comecei a entender, também com a ajuda das pessoas-agora-amigas, coisas que eu não aceitava (queria aceitar).
Meu blog tem essa função pra mim, aceitação.
Ele me aceita como sou e do jeito que eu quero ser.
Isso me basta.


Você : Fernanda você fala demais, cala a boca!


Mil beijos, volto aqui.